terça-feira, abril 01, 2008

Porquê e como usar o campo BCC para enviar e-mails



O BCC ("Blind Carbon Copy", ou "Cópia Oculta") é um campo onde, ao escrevermos uma mensagem de e-mail, podemos colocar moradas de vários destinatários da mensagem, sem que cada destinatário possa ver as moradas dos outros destinatários.

É ao mesmo tempo um daqueles fenómenos da natureza humana que dificilmente se compreendem. Passo a explicar porquê...

O BCC é uma daquelas coisas que o ser humano inventou para seu próprio benefício, é algo que não necessita de um QI superior a 10 para se compreender e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, não nos faz perder tempo nenhum; antes pelo contrário, pode poupar-nos imenso tempo.

Ainda assim, pelos mais diversos motivos (e, muitas vezes, pelos mais ridículos) muitas pessoas continuam a não querer usar o BCC e algumas até gritam em plenos pulmões que não querem aprender, que querem ficar burras.

Este é o meu pequeno contributo para tentar ajudar essas pobres almas que acham que o BCC é só uma mariquice dos informáticos. E também aqueles que aceitam aprender alguma coisa de vez em quando... :)


Porquê usar o BCC?

Porque ao enviar um e-mail com as moradas dos destinatários no campo To (ou Para, em Português), as moradas ficam visíveis nos e-mails que os destinatários recebem.

Este é basicamente o motivo. Passo agora a explicar porque é que é mau não fazermos isto. Tentando simplificar as coisas, para aqueles de vós que não têm muita pachorra para estas coisas por acharem que os computadores são uma coisa do demónio e que ninguém os entende:

1. Em primeiro lugar, terão várias pessoas que não vos conhecem de lado nenhum a ficar com a vossa morada de e-mail. Se essas pessoas vos quiserem enviar lixo, spam, vírus ou qualquer outra coisa que vos faça perder tempo ou prejudicar (apagando ficheiros, danificando o sistema operativo, etc), essas pessoas podem fazê-lo, pois têm a vossa morada de e-mail.
2. Em segundo lugar, porque estando a vossa morada de e-mail disponível no computador de outra pessoa, se esse computador estiver ou for infectado por vírus, esses vírus podem enviar-se automaticamente para vocês, numa tentativa de se disseminarem. Nunca receberam e-mails estranhos vindos de um amigo e sem esse amigo os ter enviado? Provavelmente esses e-mails tinham ficheiros anexos, que eram vírus.

Ora bem, agora que já percebem que não é bom ter a vossa morada de e-mail espalhada por tudo quanto é canto, compreendem que devem minimizar o número de computadores onde a vossa morada de e-mail está armazenada. Por exemplo, dá-la apenas a familiares e amigos (e, mesmo assim, cuidado com os vírus) mas não dá-la a qualquer pessoa estranha.

Muitos de vocês vão pensar que isto são manias do pessoal dos computadores, dos crominhos que não fazem mais nada na vida senão olhar para um monitor... desenganem-se. Isto são preocupações perfeitamente válidas e que qualquer pessoa que lide minimamente com computadores devia ter.

Se calhar vocês não têm nada de importante nos vossos computadores. Se calhar, para vocês, o computador não é mais do que um brinquedo para falar no MSN Messenger. E por isso vocês pensam assim: "Bah... para que é que me vou estar a preocupar com isto dos vírus e não sei quê? Não tenho aqui nada importante, se isto for à vida, azar!".

Se calhar para vocês a vossa caixa de correio é também apenas um brinquedo para ver (perder tempo com) os forwards com fotografias "kiduxas" e por isso não querem saber se receberem 200 mensagens por dia, das quais 190 são anúncios a drogas, pornografia, réplicas de relógios Rolex, negócios obscuros, etc.

No entanto, para mim e para muitas outras pessoas, o computador é uma ferramenta de trabalho extremamente importante, que contém informações e dados extremamente importantes, os quais podem ser danificados ou até perdidos por causa de um vírus. Para mim e para muitas outras pessoas, o e-mail não é um brinquedo mas sim uma ferramenta de trabalho da qual muitas vezes depende o nosso emprego, o qual pode ser posto em risco se tivermos a caixa de correio cheia de lixo e precisarmos de procurar um e-mail importante no meio de tudo aquilo.

E aqui levanta-se a grande questão...

Será que vocês respeitam os outros? Se o fizerem, então não vão andar a espalhar a morada de e-mail dos vossos amigos, familiares e colegas de trabalho por pessoas que eles não conhecem de lado nenhum, pelos mesmos motivos que já perceberam mais acima.

Assim sendo, por favor, usem o campo BCC quando quiserem enviar mensagens para mais que uma pessoa. Não custa nada e agora nem aqueles que se dizem muito parvinhos e que não entendem nada de computadores têm desculpa, pois têm aqui as instruções todas.

Se já o fazem mas conhecem alguém que não o faça, então mostrem-lhes esta página e ajudem-nos a perceber que isto não são apenas manias dos informáticos mas que é um assunto sério que pode ter consequências graves.


Como usar o BCC

Já temos o "porquê", vamos então ver o "como". É muito simples, basta não colocar as moradas de e-mail dos destinatários da mensagem no campo "To" ou "Para" e colocá-las no campo "BCC".

Sem comentários: