sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Carro de homem é 4L


Costumo ver o Top Gear no Discovery Channel. Nesse programa analisam grandes máquinas ao pormenor. Não fosse o facto de eles serem ingleses e armarem-se em espertos porque conduzem à direita e o programa até era muito bom.
Hoje, inspirado ou não por eles, analisei um grande carro que ainda se vê em grande quantidade na nossa região raiana: a(o) fantástica(o) Renault 4L (nunca percebi se é um carro ou uma carrinha, cada um lhe chama como quer!).
Deixando de parte os aspectos geralmente analisados pelos jornalistas do mundo automóvel, analisei certos detalhes que nunca passariam pela cabeça aos apresentadores do Top Gear. Assim, apresento agora uma breve análise da 4L depois de uma viagem Sabugal - Guarda - Sabugal:
Saída do Sabugal com a 4L a funcionar normalmente. Antes de chegar à rotunda do Espinhal já ia a fazer ruídos estranhos, como o indicador sonoro de altas rotações, com a carroça a pedir uma quinta, mesmo só tendo 4. A curvar parecia um barquinho, numa tempestade com ondas de 7 metros, diga-se de passagem. Mais nada de relevante a apontar, as verdadeiras aventuras ainda estavam para vir...

Saída da Guarda:
Tentativa de fazer a carroça pegar pelos métodos convencionais: tentativa frustrada.
Análise da Qualidade da Chapa ao empurrar: Nada a apontar.
Peso: Característica pouco analisada pelo jornalismo automóvel, no entanto muito importante quando se têm apenas 800 centímetros cúbicos de motor e uma bateria descarregada!
Portas: À 27ª tentativa consegui fechar a porta, tendo a porta ganho a batalha por 27-1.
Viagem sempre a 80km/h, coisa nunca vista, pois a velocidade era constante, quer em rectas quer em curvas, não tendo disparado um único semáforo. Resta apenas dizer que o conta-quilómetros avariou nos 80, dando essa velocidade tanto a 120 como a 10km/h.

Sempre ouvi dizer que homem que é homem não come mel, come abelha. Fazendo jus a este provérbio, recomendo a Renault 4L como carro do século para os homens.
Cruise control, ar condicionado,etc são extras muita panisgas, homem que é homem passa frio na 4 latas e parte à aventura sem saber se consegue voltar a casa pelos mesmos meios!

Ahh, a "nossa" 4L estava um nadinha melhor que a da foto, ainda tinha o escape preso e a ferrugem era menos! :)

1 comentário:

Mr. B. disse...

Da próxima vez vais é a pé!!!! O carro tá novo pah!