sexta-feira, julho 30, 2010

Xtreme Vibes

Faz amanhã dia 31 de Julho 6 anos que 9 Jovens Sabugalenses organizaram uma festa no Sabugal chamada Xtreme Vibes.
A ideia partiu de um grupo de jovens fartos das mesmas rotinas diárias de Casa-café-casa (dois deles os autores deste blog), que por não acontecer nada de interessante na então vila do Sabugal, deitaram mãos à obra.
Em finais de Fevereiro começou a definir-se o projecto. Nas primeiras duas semanas decidiu-se a data, definiu-se o conceito e, uma vez que os prazos começavam a apertar, deitámos mãos à obra. Já com o projecto delineado e os custos calculados, discutimos a forma de começar e chegou-se à conclusão que era necessário um investimento a fundo perdido por parte de cada um dos organizadores, de forma a garantir contratos de bebidas, dj's, logística, etc. Foi neste momento que se delimitou o núcleo de 9 pessoas que avançaram com o projecto.
Dividiram-se tarefas e cada um ficou com parte as responsabilidades. A parte mais difícil creio que foi a angariação de patrocínios, pois ninguém no Sabugal acreditava que um grupo de jovens fosse capaz de fazer algo na terra.
Algum tempo depois, já com o cartaz fechado (4 Dj's), começou-se a divulgação. Tratou-se do cartaz, com um design inovador na altura, diferente de tudo o que se tinha visto na zona até ao momento. No próprio formato o cartaz foi inovador, era um cartaz horizontal (99% dos cartazes na região eram na vertical).
Para além dos cartazes, apostámos também em outros media. Fizeram-se anúncios nas Rádios locais, na Radio Caria, e na Altitude ou na F, não me recordo em qual delas foi, mas penso que na primeira. Outro meio que utilizámos foi o online, promoveu-se a festa em fóruns da especialidade, por mail e no então muito utilizado IRC, nos grupos da região e nos dedicados à noite e festas. Este último meio, sem custos, garantiu ainda a presença de algumas pessoas.
Agradeço mais uma vez a prontidão com que a Junta de Freguesia do Sabugal nos facultou o espaço para a realização do evento, arrisco-me até a dizer que foram dos poucos que acreditaram no projecto desde o início!
Os últimos dias foram de muito trabalho. Decorar o pavilhão, montar bares, montar equipamento de luz e som, entre outros, foram coisas que nos ocuparam cada minuto.
Chegado o dia 31, faltava ainda montar as máquinas de fino, ir buscar os dj's à Estação da Guarda, comprar uma mesa de som para substituir uma que avariou à ultima da hora, ir buscar os seguranças, etc.
Nessa noite havia no Sabugal uma série de outros eventos, entre eles Festival de Acordeão e Realejo inserido na então Festa das Associações e um concerto de música Punk/Rock na Praia Fluvial.
A noite decorreu normalmente, com bastantes pessoas que gostaram e se divertiram muito. Não houve incidentes e a festa terminou já era dia.
Terminada a festa, era altura de fazer contas. As receitas pagaram as despesas e o lucro foi de 0€.
Penso que esta festa nos ajudou de certa forma a crescer, uma vez que três dos organizadores se licenciaram mais tarde em Comunicação e mantém ainda hoje o "bichinho" da organização de eventos(eu pelo menos ainda o tenho).
Se me perguntarem se fiquei satisfeito, respondo prontamente que sim. O que nos motivou a organizar a festa foi o facto de fazer algo no Sabugal e pelo Sabugal, tentando de uma forma muito modesta, ajudar a coloca-lo no mapa.
O sr. Presidente da C.M.Sabugal, na sua recente Grande Entrevista ao Capeia Arraiana que pode ser lida aqui e aqui afirma que "Cada sabugalense e cada amigo do Sabugal têm um papel muito importante no futuro da nossa região. Gostaria que cada um de nós, amando a nossa terra, conseguisse em cada momento e em qualquer lugar ser um embaixador do Sabugal, ser um angariador de vontades para o Sabugal, contribuindo para amplificarmos a nossa marca.Cada sabugalense e cada amigo do Sabugal têm um papel muito importante no futuro da nossa região. Gostaria que cada um de nós, amando a nossa terra, conseguisse em cada momento e em qualquer lugar ser um embaixador do Sabugal, ser um angariador de vontades para o Sabugal, contribuindo para amplificarmos a nossa marca." Nós começámos a fazê-lo nessa altura e penso que o fazemos ainda todos os dias. Não há dia nenhum em que eu não fale a alguém no Sabugal, nos castelos, nas paisagens do Côa e Malcata, na tradição única no mundo que é a Capeia Arraiana. Quando os turistas (portugueses e estrangeiros) me perguntam diariamente o que há de bonito para conhecer no distrito da Guarda, depois de falar comigo ficam com a impressão que o concelho do Sabugal é o mais importante do distrito. E não estou a enganá-los, para mim é!

4 comentários:

Mr. B. disse...

O Presidente era outro, mas é engraçado ler essas mensagens, quando na altura a Câmara foi quem menos ajudou.

Apesar de haver quem tentasse boicotar a festa por falta de visão sobre o que realmente a Xtreme Vibes foi, o projecto avançou.

Ainda me lembro de andar a colar as placas para quem se deslocasse de automóvel.

Não deu lucro, mas deu com certeza uma enorme satisfação!

Kasa disse...

Fui dos mentores iniciais do projecto. Sendo que a ideia inicial partiu de mim e do autor do post. Sei bem o que penamos com patrocínios, contactos, espaço e outras coisas. Lembro-me bem de amizades fortalecidas e abaladas no seguimento dessa festa. Posso dizer desde já, que todos os que ajudaram na festa o fizeram por dedicação e vontade de inovar.
Fizemos, ou tentamos fazer algo de diferente num concelho em que parece que tudo está bem e não é necessário inovar nem investir.

Posso dizer, que agradeço a todos os que ajudaram e contribuíram para a Xtreme Vibes pela satisfação que nos deu e que todos se esforçaram (especialmente o meu irmão e do autor) pelo seu bom resultado.

Tenho é pena que passados 6 anos ninguém tenha ao menos tentado voltar a fazer algo semelhante...

MIKE disse...

Já foi à tanto tempo??? :S
Rapaziada, eu estou pronto para outra... É só dizer. Vamos pegar na temática e fazer de novo... Mas com apoios da câmara, e sabugal +, para podermos trazer o Pete... LOL

Anónimo disse...

Fiquei saudosista com este post...tao novos e ja com ideias futuristas! É verdade que não tivemos muitos apoios, mas conseguimos levar a nossa ideia àvante.Não nos podemos esquecer de agradecer também às nossas famílias e sem dúvida àquele grupo "fantástico" que chegou tarde...mas chegou!! BETA