terça-feira, agosto 03, 2010

Domingo de eventos no Sabugal

Quem conhece o Sabugal sabe que aos domingos, regra geral, não acontece nada de especial. Ao fim-de-semana a cidade pára completamente, vendo-se muito poucas pessoas nas ruas. Este domingo porém houve na cidade uma série de eventos que lhe deram alguma dinâmica.
Ao fim da tarde, pelas 18 horas, desloquei-me à "vila" para assistir ao lançamento do Livro "Aldeias Históricas de Portugal", um guia muito interessante que vale a pena adquirir e utilizar na descoberta das Aldeias Históricas de Portugal. O livro, para além de informação preciosa contém ainda, nas últimas páginas, uma série de descontos no valor total de 4000€ para aproveitar nas aldeias históricas e arredores.
O local da apresentação deste guia foi a Casa do Castelo, onde a família Bispo, como habitualmente, recebeu os presentes de forma calorosa. Para quem ainda não conhece, recomendo vivamente uma visita, serão certamente bem recebidos neste espaço que merece ser visto e divulgado.
À noite o palco dos acontecimentos foi outro. Por ocasião do evento Artes do Alto Côa, que veio substituir o anterior formato da Festa da Europa, decorreu a actuação de dois artistas já conhecidos do público sabugalense: Teresa e Rodrigo Maurício (de quem tive o privilégio de ser aluno). Porém, o cabeça de cartaz era outro - Pietro Adragna, actual Campeão do Mundo de Acordeão. Pietro Adragna provou ser merecedor do título, fazendo vibrar os presentes com o som do seu Hohner personalizado. Estes artistas actuaram individualmente e depois em conjunto. Os meus momentos favoritos foram a interpretação da música Tico Tico (ver vídeo abaixo)por Pietro Adragna e o arranjo de Rodrigo Maurício da música Senhora do Almortão, que já conhecia e aprecio muito.
Relativamente ao evento em si, posso apenas falar do que vi no domingo, uma vez que foi o único dia em que estive presente. Apesar de ser domingo e haver gente que trabalhava no dia seguinte, durante a actuação permaneceu no recinto uma grande quantidade de pessoas. Com a alteração da designação do evento, deixam de fazer sentido as bandeiras dos países europeus junto ao muro em frente ao Tribunal. Louvo o facto de finalmente se terem lembrado de alterar os outdoors nas entradas do Sabugal, no entanto há ainda um grande trabalho a percorrer nesse sentido pois os outdoors não eram perceptíveis em movimento, deixando de fazer sentido o investimento despendido neste meio de comunicação. Espero que no futuro utilizem nos mesmos uma mensagem mais clara e simples, com poucas cores e bastante contraste entre imagens de fundo e mensagem. É pena que o evento não tenha outra amplitude e se limite ao espaço concelhio, não trazendo praticamente ninguém de fora, o que seria uma mais-valia económica. Quanto ao resto, nada mais tenho a apontar, ficando com uma impressão positiva do evento.

Deixo agora vídeos do que pôde ser visto neste domingo no Largo do Rio Côa:

Sem comentários: