domingo, janeiro 03, 2010

Buracos na estrada


Vi à hora do almoço uma notícia que falava sobre as indemnizações que a Câmara Municipal de Lisboa tem que pagar aos condutores que tiveram acidentes ou incidentes por causa do mau estado das vias. Essa notícia fez-me logo lembrar do que me aconteceu há um par de dias, quando por causa de um buraco desalinhei completamente a direcção do carro. Agora pergunto eu, quem se responsabilizaria se eu em vez de apenas desalinhar a direcção me tivesse desenfiado(adoro a palavra desenfiado)contra um poste e partido o carrinho todo? E se alguém vai na rua,tropeça num buraco e parte um pé,como é que é?
As vias principais do concelho do Sabugal estão uma miséria, senão veja-se por exemplo a Estrada Nacional 233 que nos liga a Vilar Formoso e a Espanha. Se deixassem de brincar aos acessos a auto-estradas e cuidassem melhor do que temos não se perdia nada,muito pelo contrário. A meu ver é muito mais importante ter bons acessos para a Guarda e para Vilar Formoso do que ter um acesso a Belmonte, que é o que está a ser costruído(para terminar em 2049).
E não pensem que reparar estradas é tapar buracos como se fez há uns meses, ou cobrir de alcatrão líquido(preparação para levar o tapete de alcatrão) as estradas municipais. Fiquei espantadíssimo quando vi, na semana imediatamente anterior às eleições autárquicas, serem "arranjadas" pelo menos três ou quatro estradas pelas quais passo com regularidade. Digo arranjadas entre aspas porque pintar de alcatrão não é solução, apenas atrasa em meses ou um ano a total degradação das estradas.
Ficando mais por perto, onde é que se nota a passagem do Sabugal a Cidade???
Já lá vão 5 ou 6 anos, não estou bem certo, e o que é que mudou?
Uma cidade practicamente fantasma, onde aos fins-de-semana não se vê vivalma nas ruas.
As vias principais do Sabugal estão em estado lastimável, veja-se por exemplo a avenida entre a estátua da Sra da Graça e a central de camionagem, onde quem tenha um carro com suspensão mais mole pode experimentar a sensação de andar de barco, tal é o tamanho das lombas e buracos.Ahh, e em dias de chuva parece Veneza, pode-se andar lá mesmo de barco.
Desculpem a extensão do post, mas há coisas que não se conseguem dizer com duas linhas.

Sem comentários: