sexta-feira, junho 11, 2010

Um Funeral à Chuva

Terça-feira fui ao cinema, coisa que já não fazia há uns meses largos. Pior ainda, fui à sessão das 13:30, hora na qual, por motivos profissionais (trabalho de noite), costumo ainda estar a dormir. E o que é que me fez levantar cedo e prescindir de umas horas de sono? A resposta é simples: o melhor filme português que alguma vez vi!

Um Funeral à chuva conta a história de 7 amigos que se reencontram dez anos após o fim do curso para o funeral de um deles. Neste filme destacam-se os valores da amizade, que ultrapassam barreiras temporais, estando também presentes as máscaras que as pessoas com o passar do tempo constroem.
Este filme de Telmo Martins foi rodado quase completamente na Covilhã e sem qualquer subsídio ou apoio financeiro das entidades competentes, duas coisas inéditas. Os actores e demais intervenientes não receberam salário, trabalharam apenas com paixão e amor ao ofício e com a promessa de serem pagos com os eventuais lucros do filme.É de louvar a dedicação destes profissionais que trabalham por amor à camisola, não se interessando pelo facto de receberem salário ou não. Louvo igualmente a atitude de Telmo Martins e da restante equipa da Lobby Productions, que praticamente empenharam a empresa e o resultado de vários anos de trabalho para perseguir um sonho. Esta é a prova que os jovens, quando acreditam num projecto conseguem leva-lo a bom porto, com muita persistência e correndo muitos riscos neste caso.
Não sou nenhum crítico de cinema, nem de longe nem de perto, nem conheço ninguém da equipa que produziu o filme, conheço apenas dois colegas figurantes (colegas de curso na UBI), pelo que o que me motiva a escrever este texto não é a pressão de ninguém, apenas a necessidade que sinto de divulgar e apoiar um projecto com muita qualidade, levado a cabo por jovens e no interior. Este filme acaba por ser um grito contra os filmes ditos comerciais, vazios em conteúdo, que tentam vender apenas graças às cenas de sexo explícito e é também a prova que no interior do país há muito valor, Portugal não é só Lisboa e Porto!
De destacar o excelente desempenho da equipa de "Um Funeral à Chuva" no que toca à promoção do filme. Excelente trabalho de RP nas semanas académicas e principalmente nas redes sociais, conseguindo ainda espaços publicitários por exemplo na FOX, passatempos na MTV e presenças em praticamente todos os telejornais, jornais e programas de entretenimento. Ah, já me esquecia, conseguir convencer a Lusomundo a estrear o filme em 20 salas por todo o país é uma façanha digna de ser mencionada.
Até ao momento, segundo fui informado, é o segundo filme Português mais visto do ano (estreou há apenas uma semana), logo a seguir a "A bela e o Paparazzo" de António-Pedro Vasconcelos. Espero que nas próximas semanas consiga chegar ao lugar cimeiro do pódio!
Deixo aqui o trailer do filme para abrir o apetite:

Parabéns a toda a gente que trabalhou neste filme, o resultado merece ser visto!
Aconselho os leitores deste blog a ver o filme assim que tenham oportunidade. A lista de salas onde está em exibição pode ser vista no site oficial:
www.umfuneralachuva.com

1 comentário:

Bunny Jumpers disse...

Este filme foi uma boa surpresa! Apesar de ter visto algumas críticas menos boas, eu não consegui estar atento às falhas durante o filme, simplesmente deixei-me levar peloa história e adorei.
Não sei se se pode dizer que a imagem da Covilhã sai benefeciada pois a caricatura talvez seja exagerada, mas é sem dúvida falada o que é bom!
Espero que toda a gente vá ao cinema apoiar este filme, vale muito a pena! não sabia que já era o segundo mais visto do ano, espero que se torne o primeiro!

Todos aos cinemas! =)

J.Case