terça-feira, setembro 08, 2009

Histórias da Gripe (3)...







Passada uma semana desde o fim da quarentena, é giro analisar as reacções das pessoas quando vêm falar comigo...

(a dois metros de mim) - Então, estás melhor?
- Sim, já estou novamente impecável!
- Ainda bem então(aí é que se aproximam para me cumprimentar).

Outras pessoas cumprimentam-me e quando sabem que tive gripe, aí é que recuam e perguntam assustadas se já passou o período de contágio...Adoro ver as caras assustadas...priceless!

E ainda há quem olhe de lado quando espirro ou tusso, o que também é muito giro...

Acerca da gripe em si tenho a dizer uma coisa: é uma palhaçada!
Cura-se, nos casos normais como o meu e 98% dos outros, com anti-piréticos e paracetamol (ben-u-ron, aspegic, dafalgan, etc.)
Só custam os primeiros 2 a 3 dias, quando as dores são intensas e a febre alta, depois disso a parte chata é mesmo ter de estar trancado em casa 7 a 10 dias.

As pessoas andam cheias de medo da gripe A, tenho a dizer mais umas pequenas coisinhas quanto a isto:

Morrem anualmente em Portugal 1500 pessoas com a gripe sazonal, com gripe A, em Portugal, felizmente ainda não morreu nenhuma.

A maioria dos países encomendaram aos laboratórios milhões de unidades de tamiflu, Portugal encomendou 6 milhões de unidades, o que a 8€ a unidade é capaz de dar pelo menos para comprar um fiat uno, digo eu... O que é que se conclui daqui? Que a gripe é como as outras, mas os laboratórios estavam a baixar lucros e com tamiflu empatado em stock desde a gripe das aves, logo inventaram uma bela forma de escoar stock. Belo departamento de comunicação que os laboratórios têm, conseguiram para o tamiflu dois grandes objectivos: notoriedade e rendimento!

Vá, vou-me deixar disto que já devem doer os olhos a quem está a ler!

Sem comentários: